COMO AGEM NO NOSSO ORGANISMO AS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS DOS ÓLEOS ESSENCIAIS:

ATRAVÉS DO OLFATO:

O homem, ao tornar-se bípede, alterou o seu foco de interacção com o meio acentuando, entre outros, o sentido da visão, reduzindo, por conseqüência o sentido do olfato. A complexidade do cérebro também fora amplificada.

Apesar de ser o nosso sentido menos desenvolvido ainda podemos sentir 10 mil cheiros diferentes, enquanto que o paladar pode avaliar somente 5 sabores.

As células nervosas olfativas estimuladas transmitem impulsos nervosos ao nervo olfativo, que por sua vez os transmite à área cerebral responsável pelo olfato: o sistema límbico.

Este processo causa resposta emocional e intelectual.

Esses impulsos nervosos, são mensagens processadas e interpretadas pelo cérebro.

A ciência tem vindo a comprovar que, quando o sistema límbico é estimulado, a parte mais primitiva do nosso cérebro que controla o olfato, pode afetar o comportamento humano, produzindo reações de calma, agressividade, medo, coragem, sexualidade, etc.

ATRAVÉS DA PELE:

E entrando na corrente sanguínea, os seus componentes químicos são enviados para todos os órgãos exercendo um efeito farmacodinâmico.

CAMINHO 1: óleos vaporizados, aromas, etc…entram no nariz – passam através da cavidade nasal – células receptoras enviam sinais eletroquímicos para bulbo olfativo – sinais vão para sistema límbico (emoções, memória) – amígdala e hipocampo – córtex – hipotálamo – interferem no sistema nervoso e endócrino ocorrem efeitos / mudanças emocionais.
CAMINHO 2: óleos vaporizados, aromas, etc…entram no nariz – passam através da cavidade nasal – entram nas membranas mucosas – vão para pulmões e para a corrente sanguínea – agem na parte fisiológica pois vão para os órgãos.

Nota: o sistema límbico é o mecanismo regulador de nossa vida íntima – aí assentam a sexualidade, os impulsos de atração e repulsão, o conjunto de motivações e humores, memória e criatividade e ainda nosso sistema autônomo.

Acompanhe a nossa página e saiba quando e como usar as diterentes variedades de óleos essenciais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s