COMO ATRAIR JOANINHAS PARA O SEU JARDIM:

O nome cientifico da joaninha é Coccinella septempunctata. As joaninhas são insetos que pertencem à ordem dos Coleópteros e podem viver de três a nove meses.

Muitas pessoas têm memórias e reacções divertidas quando se deparam com uma joaninha, gritam de alegria da sua sorte.
Essas pessoas têm razão na sua crença de que as joaninhas são boas. Mal sabem elas de que as joaninhas são mais do que um presságio de boa sorte.

Muitos jardineiros usam as joaninhas nas suas hortas e jardins elas são um complemento para os dois,elas cuidam das plantas e comem as pragas como pulgões e mosca branca, os pulgões são a sua principal fonte de alimento, podendo uma larva comer cerca de 400 pulgões durante o seu desenvolvimentos e um adulto comer cerca de 5.000 pulgões durante a sua vida Não é incrível?
As joaninhas comem todo o tipo de insectos mas além dos insectos precisam de uma grande fonte de pólen na sua alimentação e são atraídas por determinados tipo de plantas as mais populares são as que têm flores em forma de campânula assim como túlipas e lírios, devido a estas captarem a água e manterem o ambiente fresco no seu interior. As joaninhas gostam de fazer as suas casas dentro destas flores durante o Verão.

Plantas que atraem joaninhas:

  • Erva doce (Pimpinella anisum L.),
  • Coentros (Coriandrum sativum L.),
  • Cominhos (Cominum cyminum),
  • Angelica (Angelica Officinalis),
  • Cenouras (Daucus carota sativa), 
  • Milefólio (Achilea millefollium L )
  • Cosmos (Cosmosbipinnatus) principalmente o branco,
  • Coreopsis(Coreopsis lanceolata),
  • Gerânio perfumado (Pelargonium sp,
  • Dente de leão (Taraxacum officinale L,),
  • Zínias (Zinnía elegans).

Para além de se usar plantas para atrair joaninhas outra forma é deixar de usar insecticidas, as joaninhas são muito sensíveis e provavelmente se viste joaninhas no teu jardim ou horta é possivel que ela tenha posto ovos em alguma planta geralmente onde existem colónias de pulgões por isso evita os insecticidas mesmo que sejam caseiros para controlar os pulgões.
Os ovos das joaninhas são minusculos amarelos e ovais e são encontrados geralmente em grupos de 10-15, os ovos levam 2 a 5 dias para eclodir e as larvas alimentam-se vorazmente de pulgões por 2 a 3 semanas até se tornarem adultas.

No outono os adultos hibernam em detritos vegetais ou fendas e buracos de troncos velhos, elas costumam fazer isso em grupo por isso podemos encontrar centenas de joaninhas no tronco de uma árvore, por baixo de uma pedra ou até mesmo junto a uma vedação ao longo de toda a estação fria, elas gostam particularmente de zonas que tenham folhas para se protegerem do frio durante todo o inverno. Podemos construir um abrigo para insectos, o qual elas não hesitarão em ocupar no inverno.