OVOS MOLES:

Os ovos-moles são uma receita tradicional de Aveiro e existem há cerca de 500 anos, graças ao aproveitamento das freiras dos conventos.

Antigamente havia o hábito de se oferecer galinhas a freiras que usavam os ovos de uma forma muito peculiar.

As freiras começavam por separar a clara das gemas, as claras eram aquecidas e utilizadas para engomar certas partes mais difíceis das roupas como as golas fazendo com que estas ficassem mais duras

As gemas que sobravam eram postas fora pois de nada serviam e tinham um prazo de validade muito curto.

Certo dia, uma das freiras do Convento de Jesus em Aveiro resolveu juntar-lhes açúcar e começou-se a aperceber que quanto mais açúcar juntasse mais as gemas aguentavam sem se estragar já para não falar que eram um doce muito apreciado.

Séculos mais tarde quando os conventos foram encerrados, as pessoas que lá trabalhavam tiveram que arranjar outra forma de sustento. Uma dessas pessoas começou a trabalhar numa pastelaria muito antiga da cidade, a Costeira (que entretanto já se encontra fechada), e levou consigo a receita que é hoje um dos ex-líbris de Aveiro.

Ingredientes:

  • 500 grs de açúcar ;
  • 3 dl de água ;
  • 24 gemas de ovos

   Modo de Preparação

  1. Pôr o açúcar ao lume com bastante água e deixar ferver até obter o ponto pérola
  2. Retire do lume e deixe arrefecer.
  3. Junte as gemas.
  4. Volte novamente a pôr ao lume para cozer, mexendo com colher de pau.

Servem-se polvilhados com canela.

Ponto de Pérola:
Se o fio que corre da colher for espesso e ficar uma gota suspensa na extremidade, a calda está em ponto de pérola. (Temperatura 108º C).

Deixe um comentário