Vinagre dos Quatro Ladrões – Mezinha

Vinagre dos Quatro Ladrões - Mezinha

LENDA DO VINAGRE DOS QUATRO LADRÕES – MEZINHA:

Também conhecido como “vinagre de Marselha“, tornou-se famoso como protector contra doenças e bruxarias.

Este preparado é feito à base de ervas e especiarias curtidas no vinagre. A sua receita varia muito assim como os pormenores da lenda. Mas, uma coisa é certa, já foi comprovado que os ingredientes têm propriedades anti-bacterianas e  anti-sépticas. Inclusivamente serve de repelente contra insectos (a peste bubónica, bem como a febre tifóide transmitem-se através de insectos).

Lenda do Vinagre dos Quatro Ladrões:

Reza a lenda que a cidade de Marselha, em meados do séc.XVII, foi bastante atingida pela peste negra. As casas atingidas eram marcadas com cruzes vermelhas, os infelizes que apresentavam sintomas da peste eram obrigados a usar um sino ao pescoço. Desta forma anunciavam a sua presença dando tempo às restantes pessoas para se afastarem, imediatamente, de forma a não serem contagiadas.

A população encontrava-se em pânico pois achavam que a peste era um castigo dos deuses pelos pecados Peste Negrado Homem ou que então só poderia tratar-se de bruxaria ou obra do diabo. Até a criminalidade diminuía dado o medo e o horror de ser contagiado. Mas havia um grupo de quatro ladrões que tinha a coragem de invadir as casas das pessoas contaminadas para roubar tudo o que encontrassem. Ninguém conseguia explicar como estes se mantinham imunes à doença e sem qualquer receio.

Quando estes foram finalmente capturados, sob tortura ou promessa de atenuamento das suas penas, estes acabaram por revelar que possuiam a receita de uma poção mágica.

Revelaram que encontraram, numa biblioteca antiga, a receita de vinagre com ervas e que este garantia protecção contra qualquer mal.

A receita acabou por ser divuldaga à população par se poderem proteger da epidemia que se alastrava cada vez mais.

Assim, a receita, ficou conhecida como o “Vinagre dos Quatro Ladrões“.

Este vinagre continuou, até hoje, a ser utilizado contra males físicos e espirituais, bem como para afastar negatividades, maldições, azares e invejas. E derivadas às suas propriedades desinfectantes é também usado na limpeza de casa.

Para quem acredite que este tem o poder protector contra bruxarias e limpeza de aureas poderá colocar uma colher de sopa de sal grosso em 2 colheres de sopa deste vinagre e por fim salpicar as entradas  de sua casa para a proteger contra visitantes indesejados ou intrusos.

 

Receita do Vinagre dos Quatro Ladrões:

IngredientesVinagre dos quatro ladroes

  • 1L vinagre de vinho destilado
  • 7,5g de cânfora dissolvida em aguardente
  • 30g de flores de salva (secas)
  • 30g de alecrim (seco)
  • 22g de arruda fresca
  • 15g de flores de alfazema (secas)
  • 1,8g de alho picado
  • 0,5g de cravos moídos

Misture bem todos os ingredientes (maceração) e somente no final acrescente o vinagre. Deixe a mistura em repouso durante 1 semana (agite-a ocasionalmente). Por fim coe a mistura e guarde-a num frasco de vidro, opaco, previamente esterilizado num local fresco e escuro.

Contra-Indicações: este preparado é somente para uso externo.

 

 
 

A receita a seguir foi retirada do livro The British Flora Medica, de Benjamin H. Barton e Thomas Castle de 1838.Aqui vai a receita, traduzida e adaptada para o sistema métrico nacional, mas se você tiver intimidade com onças e dracmas, pode seguir a receita original.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s